sábado, 26 de janeiro de 2013

“Lixadeira Elétrica: Qual Escolher?” ou “A Novela dos Caixotes Cabeludos”


Waleska Fernanda Villaseñor (personagem de novela mexicana que se preze tem que ter nome composto e desconexo) fica babando e com os olhos marejados de emoção cada vez que vê fotos de caixotes reaproveitados na internet. Nas noites estreladas, apoia-se na janela sonhando com o dia que terá seus próprios caixotes e será enfim uma pessoa feliz, até que um dia, as preces de Waleska Fernanda são atendidas e ela ganha os objetos que tanto sonhara. O que ela não imaginava é que o sonho se transformaria em pesadelo, quando enfim coloca a mão na massa e começa a lixar as peças, descobre que são feitas de uma madeira tão “cabeluda” que faria o Tony Ramos ficar com inveja. Depois de quase ficar sem as pontas dos dedos de tanto lixar, o máximo que consegue é fazer com que a madeira fique com uma leve calvície. Aflita e desesperada, nossa heroína chora lágrima de sangue (após colocar várias gotas de colírio nos olhinhos, choro em novela mexicana tem que ser assim também). E agora? O que fará Waleska Fernanda? Ela conseguirá lixar todos os caixotes? Seus dedos terão chance de se regenerar? O Chapolin Colorado virá a seu socorro ou ela perderá seus caixotes em meio a rios de lágrimas (falsas)? Não perca as cenas dos próximos capítulos.


Pois é amores, essa novela mexicana aconteceu comigo. Tudo bem que não chorei rios de sangue e nem ficava na janela sonhando com meus caixotes (só às vezes), mas o resto é verdade, principalmente a parte da madeira cabeluda e de quase ficar sem as pontas dos dedos lixando a infeliz. Depois dessa, resolvi que compraria uma lixadeira elétrica pra poder dar conta do recado, ainda mais porque pretendo pintar muita coisa aqui em casa e preciso lixar tudo antes. Como não entendo patavinas de ferramentas de marcenaria, fui espiar no São Google e eis que dou de cara com trocentas opções de compra: lixadeira de cinta, vertical, orbital, roto orbital... Diante de tantas opções, como escolher a correta?


Pesquisando um pouco mais, achei um vídeo muito legal do site Oficina de Casa (já coloquei nos meus favoritos, é muito bom!) onde o arquiteto Marcelo Aguilera explica a diferença entre cada tipo de lixadeira.




Acabei ficando em dúvida entre a orbital e a roto orbital, já que o objetivo é dar acabamento e não desbastar a madeira. Cada uma tem suas vantagens:

Orbital

* O formato quadrado ou retangular é ótimo para fazer acabamento nos cantinhos,
* Usa um sistema de presilhas para fixar a lixa, isso significa que dá pra usar uma folha de lixa comum.

Roto Orbital

* É mais rápida e dá um acabamento melhor, já que o sistema orbital sozinho pode deixar marcas (pelo menos é isso que eu vi na internet... rs).


Independente de qual seja a escolha, é interessante comprar uma que venha com um saco coletor de pó (tem algumas que possibilitam conectar a lixadeira no aspirador de pó!) e escolher uma que a empunhadura não seja tão grande que não caiba na mão. Quando comprar e usar, volta a falar mais sobre isso.


E você, tem lixadeira? Já usou? Qual recomenda?


Beijocas.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Home Sweet Motorhome


Sou uma pessoa com muitas paixões, mas tem uma que me acompanha desde criança: O desejo de conhecer o mundo. E conhecer mesmo, não como turista, mas como viajante. Sabe aquela vontade de conhecer as pessoas, a história, a culinária, as crenças e tudo mais que tiver para fuçar no lugar visitado sem estar preso a pontos turísticos, pacotes engessados e nada dessas coisas que só atrapalham o mergulho na vida real do local? Pois é isso mesmo.

Colecionava mapas, reportagens sobre outras cidades e países, juntava trocadinhos para ir até o sebo comprar revistas de viagens, e vivia dizendo pra minha mãe que quando fizesse 18 anos sairia pra conhecer o mundo. Minha mãe me dava corda e ainda dizia que iria junto. Eu levava isso muito a sério, planejava roteiros, desenhava mapas, procurava os melhores meios de transporte, e eis que surgiu aquela pulguinha atrás da orelha: E se minha mãe sentisse saudade de casa, de dormir na sua cama, comer sua comidinha... Como é que ficaria? Naquele tempo nem me passava pela cabeça que quem poderia sentir falta de tudo isso, seria eu. kkkkkkkk

Certo dia, assisti a um filme que tinha um grupo de ciganos com suas carroças lindas. Chamei minha mãe e comuniquei a solução dos nossos problemas: Carregaríamos a casa junto com a gente! Simples assim. =D


O fato é que completei os 18 (e passei dele faz tempo) e nunca saímos mundo afora, mas ficou em mim um carinho gigante (tá, praticamente um vício) pelas carroças, trailers e motorhome. Sempre alimento meu estoque de fotos dessas belezuras, e acabei encontrando o motorhome mais perfeito que existe nesse planeta!

Ele pertence a uma família alemã que sempre viaja de férias na belezura. Eles fizeram uma super-reforma de seis meses no veículo, e de sóbrio e sem graça, ele passou a fofura cottage. 





Armários, fogão e pia continuaram os mesmos, mas eles ganharam leveza com uma generosa camada de tinta branca. Teto e chão também ficaram branquinhos, o que aumenta a sensação de amplitude.





Os tecidos escuros dos estofados também foram trocados por brancos. Colcha, almofadas, uma das cortinas e objetos decorativos em tons pastéis, dão o toque de cor que faltava. À noite, a mesa é rebaixada e os bancos se transformam em uma espaçosa cama. Reparou no lustre? Pelamor... 








Mais uma cama, praticamente um quartinho separado. Bandeirinhas ficam lindas em qualquer lugar, não é mesmo? A arandela azul é outro detalhe que faz diferença.



Os detalhes é que fazem esse motorhome ficar com cara de lar. Bandeirinhas, velas, flores, quadrinhos, xícaras penduradas no armário e todos os outros objetos dão vida ao veículo.





Gente, eu não me importaria nem um pouquinho de ter um banheiro minúsculo se ele fosse igual a esse. O Espelho com moldura vintage azul é divino, a prateleira com os vasinhos ficou um charme, o quadro ficou divertido... Enfim, tá tudo lindo.







A família que fez esse milagre aí, tem um blog chamado Home Sweet Motorhome onde falam sobre suas viagens e a reforma e decoração do bichinho. Depois desse post, acho que teremos com o que sonhar nesse fim de semana... rs

Beijocas, amorecos.

Imagens: Pinterest e Home Sweet Motorhome

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Faça acontecer

Mafalda - Quino


Olá amores!

O que vocês acham de fazer com que esse ano seja maravilhoso e inesquecível? 
Sorrir e amar mais, reclamar e brigar menos, ser honesto para poder exigir honestidade, procurar a paz interior para poder alcançar a exterior. Seremos a mudança que queremos ver no mundo. 
Não podemos achar que a simples troca do calendário mudará magicamente nossas vidas... Vamos fazer acontecer? 

O que acham de todos os dias tentar fazer pequenas mudanças íntimas? Dar bom dia para o vizinho de ônibus, olhar o crachá do caixa do mercado e chamá-lo pelo nome, dar água; comida e ajudar a achar um lar para um animal abandonado, dizer para as pessoas o quanto gostamos delas... Gestos que não custam nada e mudam o dia de alguém, inclusive o nosso.

Que 2013 seja um ano mágico.

Beijocas

Obs: Saudades de escrever aqui e visitar os blogs que tanto adoro. Foi uma correria nas últimas semanas, mas agora tudo está mais calmo e poderei me dedicar a tarefa que alegra meus dias: fuxicar os cantinhos dos amigos na internet! =D