terça-feira, 8 de maio de 2012

Quando a música nos une


O engenheiro de som americano Mark Johnson estava no metrô de Nova York indo para mais um dia de trabalho, quando se depara com umas 200 pessoas paradas, olhando uma linda apresentação de música feita por dois monges. Ele olha ao redor e vê pessoas chorando, outras sorrindo, outras simplesmente viajando nos acordes. Foi nesse momento que Johnson viu como a música era poderosa e poderia quebrar as barreiras sociais, culturais e religiosas. 


Partindo desse princípio, ele criou o projeto Playing for Change que tem como objetivo inspirar, conectar e trazer paz ao mundo através da música. A ideia era reunir sons de vários artistas de rua, de diversos lugares do mundo, tocando a mesma canção com estilos diferentes. São, geralmente, músicas já consagradas de artistas como Bob Marley e John Lennon que falam de amor universal e trazem mensagens positivas. Johnson rodou o mundo, gravou os artistas cada um no seu país, depois reuniu em vídeo e o trabalho ficou nada menos que primoroso.


Já existem dois CDs e dois DVDs do Playing for Change e realmente valem cada centavo investido, ainda mais que a renda é revertida para a Playing For Change Foundation, que conta com diversos programas sociais onde vários estudantes participam de ações relacionadas à música. Até artistas conhecidos como o fofo e engajado Bono Vox, Ziggy Marley e a brasileira Sandra de Sá fizeram parte do segundo trabalho. Se você escutar, garanto que vai se encantar =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário