sábado, 26 de janeiro de 2013

“Lixadeira Elétrica: Qual Escolher?” ou “A Novela dos Caixotes Cabeludos”


Waleska Fernanda Villaseñor (personagem de novela mexicana que se preze tem que ter nome composto e desconexo) fica babando e com os olhos marejados de emoção cada vez que vê fotos de caixotes reaproveitados na internet. Nas noites estreladas, apoia-se na janela sonhando com o dia que terá seus próprios caixotes e será enfim uma pessoa feliz, até que um dia, as preces de Waleska Fernanda são atendidas e ela ganha os objetos que tanto sonhara. O que ela não imaginava é que o sonho se transformaria em pesadelo, quando enfim coloca a mão na massa e começa a lixar as peças, descobre que são feitas de uma madeira tão “cabeluda” que faria o Tony Ramos ficar com inveja. Depois de quase ficar sem as pontas dos dedos de tanto lixar, o máximo que consegue é fazer com que a madeira fique com uma leve calvície. Aflita e desesperada, nossa heroína chora lágrima de sangue (após colocar várias gotas de colírio nos olhinhos, choro em novela mexicana tem que ser assim também). E agora? O que fará Waleska Fernanda? Ela conseguirá lixar todos os caixotes? Seus dedos terão chance de se regenerar? O Chapolin Colorado virá a seu socorro ou ela perderá seus caixotes em meio a rios de lágrimas (falsas)? Não perca as cenas dos próximos capítulos.


Pois é amores, essa novela mexicana aconteceu comigo. Tudo bem que não chorei rios de sangue e nem ficava na janela sonhando com meus caixotes (só às vezes), mas o resto é verdade, principalmente a parte da madeira cabeluda e de quase ficar sem as pontas dos dedos lixando a infeliz. Depois dessa, resolvi que compraria uma lixadeira elétrica pra poder dar conta do recado, ainda mais porque pretendo pintar muita coisa aqui em casa e preciso lixar tudo antes. Como não entendo patavinas de ferramentas de marcenaria, fui espiar no São Google e eis que dou de cara com trocentas opções de compra: lixadeira de cinta, vertical, orbital, roto orbital... Diante de tantas opções, como escolher a correta?


Pesquisando um pouco mais, achei um vídeo muito legal do site Oficina de Casa (já coloquei nos meus favoritos, é muito bom!) onde o arquiteto Marcelo Aguilera explica a diferença entre cada tipo de lixadeira.




Acabei ficando em dúvida entre a orbital e a roto orbital, já que o objetivo é dar acabamento e não desbastar a madeira. Cada uma tem suas vantagens:

Orbital

* O formato quadrado ou retangular é ótimo para fazer acabamento nos cantinhos,
* Usa um sistema de presilhas para fixar a lixa, isso significa que dá pra usar uma folha de lixa comum.

Roto Orbital

* É mais rápida e dá um acabamento melhor, já que o sistema orbital sozinho pode deixar marcas (pelo menos é isso que eu vi na internet... rs).


Independente de qual seja a escolha, é interessante comprar uma que venha com um saco coletor de pó (tem algumas que possibilitam conectar a lixadeira no aspirador de pó!) e escolher uma que a empunhadura não seja tão grande que não caiba na mão. Quando comprar e usar, volta a falar mais sobre isso.


E você, tem lixadeira? Já usou? Qual recomenda?


Beijocas.

14 comentários:

  1. ahaha, adorei sua narrativa! Lixar um caixote pode ser mesmo uma coisa dramática! Quando encontrei meu 1° caixote, desisti de lixar, me pareceu tão trabalhoso, rsrs
    Mas pintei ele de branco e coloquei ela na parede com flores, e não é que ficou meio "rústico" sem lixar? hehehe
    Uma lixadeira deve facilitar e muito o trabalho :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro deste post no seu blog, Elza!!!!Ficou uma fofura seu caixote rústico! ^^
      Até pensei em seguir o seu método, mas os que arrumei estão com muuuuitos fiapos... Uma loucura. Namorido falou que daquele jeito eles não entram aqui no apê nem sob reza brava... rs.
      Beijão.

      Excluir
  2. Oieee...
    Obrigada pela sua visita em meu blog! Seja sempre super bem-vinda, viu!
    Lixar é como ficar sem os dedos mesmo... kkkkkkkk! Ri com a sua narrativa.
    Uma ótima emana!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cici!
      Que alegria receber sua visita. =D
      Sempre dou uma espiada no seu blog, simplesmente adoro.
      Na maioria das vezes acabo deixando esses trabalhos com pintura de lado só pra fugir da lixa... Tenho pânico! rs.
      Beijinhos.

      Excluir
  3. Ai Amiga!
    Aí não consigo ajudar... minha lixadora vem com marido como acessório ahahahah e ele é que gere o que é preciso e necessário para levar a cabo a inspiração.
    Abuso mesmo do meu Handyman. Tanto que quando digo "gostaria de fazer isto" ele diz "não, você está arranjando trabalho para mim" ahahahah
    A Oficina da Casa tem ideias brilhantes mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk... Que beleza, essa sua lixadeira é de primeira mesmo, Teresa! =D
      Adorei o "Handyman"... kkkkkkk
      Aqui em casa namorido dá apoio moral, mas costuma correr do serviço.
      Beijocas, lindona.

      Excluir
  4. Tati, minha mãe trabalha com restauração de móveis, então ela tem a lixadeira elétrica, porque não dava conta de fazer tudo no braço. A dela é desta que você falou que encaixa a lixa. Lembro que ela precisava cortar a lixa em formato redondo, que o apoio da lixadeira era assim. Até onde sei, é muito útil, pois além de você não ter que fazer tanta força e se acabar, a lixadeira também resolve o problema muito mais rapidamente.
    Agora, o que eu acho mesmo é que você deveria esquecer os caixotes e virar roteirista de novela mexicana haha!
    Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa ter uma mãe que trabalha com isso, Mari! Eu iria abusar muito. kkkkkk
      Acho que vou acabar comprando dessa mesmo, só que quadradinha pra ajudar nos cantinhos. =)
      Você acha mesmo que tenho futuro trabalhando na Televisa? Seria divertido inventar os nomes compostos dos personagens... kkkkkkkkkk
      Beijões, querida!

      Excluir
  5. Não conhecia, e nunca usei..pensei que essa história que contou não era real. Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  6. kkkk Tati, espero que você esteja bem....achei muito engraçado a meneira como você descreve tudo!!!

    Ai...eu também não entendo nadica de marcenaria. Um dia desses, comprei um grampeador de madeira para revestir as cadeiras velhas da cozinha, já que não posso comprar novas...menina, e quem diz que eu conseguia achar o compartimento dos grampos? O desenho não ajudava...virei e revirei de todos os ladossssssssssss, vc nem imagina o baile...envolvi cunhado, irmã, mãe, vizinha, lojistas, meio mundo e nada. Eu estava quase atirando no lixo, quando me veio a ideia de ir no site do fabricante, buscar uma luz...e menina, tinha um vídeo disponível do novo e sensacional grampeador!!!

    Ai sim...foi só alegria. O compartimento estava em um lugar, que ninguém jamais iria descobrir e esse novo modelo, ao contrário dos antigos, funciona com os grampos de ponta cabeça....afffffff..kkkk

    Bem...já fiz mil reparinhos por aqui.

    Desejo boa sorte com a sua nova lixadeira. Se der, mostra o trabalho feito, vou adorar.

    Tenha um ótimo dia,

    beijinhos,

    Lígia e turminha:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lígia!
      Kkkkk... Que trabalho você passou com esse grampeador, menina! Quero ver o resultado dos seus trabalhos com ele, com certeza ficaram lindos.
      Beijões, querida!

      Excluir
  7. Oi Tati, como vai ?kkk, amei o postt e ri muito, olha o vídeo é bom mesmo e esclarece de verdade.
    Curti demais .
    Beijo no ♥!!
    Lilian – Blog:Duas Moças Prendadas!
    casascoisaseoutros.blogspot.com.br/
    Tá rolando sorteios, já participou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lílian!
      Adoro sorteios, vou lá sim! rs
      Beijões e obrigada pela visita.

      Excluir